Gestão Prestador de Serviço - Usuário Externo

Objetivo: Apresentar como funciona a gestão dos cadastros dos prestadores de serviço/usuários externos no SUAP.

ADMINISTRAÇÃO -> Cadastros -> Prestadores de Serviço

Perfil de Acesso: Operador de Contratos (Solicitação através do sistema de chamados utilizado pela DSTI. Clique AQUI para verificar seus acessos.


Prestadores de Serviço/Usuário Externo

Diferença entre Prestado de Serviço e Usuário Externo - O cadastro no sistema é o mesmo, o que os difere são os uso no Sistema.


Prestador de Serviço

É o cadastro de prestador de serviço com o conceito dos terceirizados/colaboradores com contratos com o IFMT. Pessoas que podem ter acessos aos diversos módulos no SUAP para auxiliar nas atividades dos setores.

As chefias dos setores conseguem liberar os acessos aos documentos e processos eletrônicos de forma nominal, e se estiver liberado acesso ao setor, essas pessoas também conseguem ter acessos aos documentos e processos do setor de forma imediata.


Usuário Externo

É o cadastro de prestadores de serviço com conceito de usuários externos ao IFMT, que são as pessoas com necessidade de assinar documentos eletrônicos. Para assinatura de documento eletrônico não é necessário liberar acessos específicos aos setores.
É diferente do cadastro de Pessoa Externa do SUAP, que é utilizado para Interessados de Processos e não acessam o sistema.

Atenção: Para assinar é necessário vincular uma ocupação e um setor SUAP. Caso o setor SUAP esteja com liberação de acessos para documentos e processos eletrônicos para o setor como um todo, esse usuário externo estará com acesso imediato aos documentos e processos do setor, por isso recomendamos as liberações de acesso de forma pessoalizada e não por setores.


Lista de Prestadores de Serviços

Permite pesquisar se já não existe registros anteriores. É possível Adicionar Novo, Editar o Cadastros e Consultar para adicionar novos vínculos.

image-1626787552851.png


Adicionar/Editar Prestador de Serviços

Preencha dos dados, no mínimo os dados com (*) que são obrigatórios.

image-1626787790228.png


Consultar para Vincular Ocupação

Permite consultar os dados do prestador e também Vincular Ocupação.

image-1626787802614.png

Informações sobre Documentos Eletrônicos

O setor SUAP é  a lotação do prestador/usuário externo. Caso a liberação de acesso aos documentos e/ou processos eletrônicos tenha sido pro setor de forma genérica, o acesso será liberado de forma automática, caso contrário, se houver necessidade desses acessos o chefe do setor poderá liberar o acesso de forma individualizada.

O Vínculo de ocupação, com data válida é necessário para Assinatura de Documentos Eletrônicos, caso não o prestador/usuário externo não possua uma vinculação ativa, o sistema não permite solicitar assinatura em documentos e caso a data esteja expirada também não permitirá aos prestadores criar documentos ou processos, mesmo com acessos liberados, pois eles são considerados prestadores inativos.

PASSO 11 - Caso a empresa não esteja cadastrada, clique AQUI para verificar o cadastro de pessoa jurídica.


Informações sobre E-mail Institucional

O Vínculo de ocupação, com data válida é necessário para que o sistema permita criar Email Institucional, caso não o prestador de serviço não possua uma vinculação ativa, o sistema não libera a opção de criar email institucional (@colaborador).


Elaborado em parceria DSTI e PROPES - Diretoria de Pós-graduação.