Diversos DSTI
- Otimizador de PDF
- Acesso ao Microsoft 365
- Manual de acesso - Periódicos da CAPES via Federação CAFE
- Assinatura Eletrônica de Documentos pelo GOV.BR
- Acesso VPN Cliente – IFMT
- Reuniões Microsoft Teams
- Manual de Operação da Rede Wifi IFMT Visitante
- Tutorial - Realizando seu backup
- Opções reuniões/Conferências
- Gerando ISO do SuapTerminal
- Backup OneDrive
- Modelo de Página
Otimizador de PDF
Este manual tem a função descrever os recursos disponíveis no software Otimizador PDF. Cabe ao usuário selecionar as opções disponíveis nos módulos do programa, de acordo com a sua necessidade ou finalidade.
A qualidade dos arquivos gerados por este programa é de total responsabilidade do usuário.
A DSTI se exime de qualquer problema que possa surgir nos documentos gerados/alterados caso o software não atenda a finalidade proposta.
Sobre o software
O Otimizador de PDF é um software desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT da 14ª Região e que permite diminuir o tamanho dos arquivos PDFs, juntar arquivos PDF, transformá-los em PDF-A (tipo de PDF que garante a compatibilidade para armazenamento de arquivos de longa data), realizar o reconhecimento ótico de caracteres (OCR), converter documentos (docx, odt, jpg e png) para PDF/A e assiná-los digitalmente conforme requerido por diversos sistemas eletrônicos.
1 Otimizar PDF
Esse módulo tem por função compactar um documento PDF, diminuindo seu tamanho, e/ou convertê-lo para uma finalidade desejada. Pode-se também tornar um documento digitalizado em PDF pesquisável.
No campo informe o arquivo que você deseja converter, clique em Abrir e selecione o documento com as extensões .pdf, odt, .doc, .docx, .png, .jpg, .jpeg.
O documento adicionado será convertido automaticamente em PDF/A.
Após selecionar um documento .doc, docx, .odt, aparecer uma mensagem de notificação de ausência do BrOffice ou LibreOffice e o caminho do documento selecionado não aparecer no campo de 'entrada', será necessário instalar um desses softwares adicionais para que o programa possa converte-los no formato PDF.
Caso não queira instalar o software adicional, abra o arquivo selecionado com o editor de documentos da sua preferência (Microsoft Word) e salve o arquivo no formato PDF, depois, com o otimizador aberto, selecione o novo documento no formato .pdf.
Após selecioná-lo, será exibido uma tela de análise prévia do arquivo. Clique em Sim para que o Otimizador verifique a resolução do documento.
No campo informe o local onde deseja salvar o arquivo convertido, clique em Abrir e informe o novo local e nome do arquivo após a otimização ou deixe que o software gere o novo nome, salvando no mesmo diretório do arquivo selecionado.
Nas opções da otimização, selecione os itens de acordo com sua necessidade:
1.2 Nível de Compactação
Defina o nível de compressão/compactação do documento, quanto maior o nível de compactação, menor será o tamanho do arquivo, entretanto, o documento perderá qualidade de resolução.
Caso não queira diminuir o tamanho ou a qualidade do documento, após a análise prévia, deixe o nível de compactação como ‘Personalizada’ e mova a barra do nível de dpi até o maior valor permitido. Se ainda assim o documento sofrer alguma compactação, após a conversão, selecionar novamente o documento e clique em Não, para que o Otimizador não verifique a resolução do documento.
1.2 Finalidade da Conversão
Essa opção irá dividir o arquivo selecionado em outros menores, dependendo da finalidade do sistema a ser utilizado, como PJE (procura dividir o documento selecionado em outros documentos menores de 3 MB), Proad (procura dividir o documento em outros de 5 MB) ou de sua escolha. Caso não queira dividir o documento, seleciona Não Dividir.
1.3 Converter da Página
Informa em qual intervalo de páginas do documento original deseja que as opções de otimização sejam utilizadas. Após a conversão, o novo arquivo PDF conterá apenas o intervalo das páginas escolhidas.
1.4 Tornar o PDF Pesquisável
Se essa opção estiver habilitada, o Otimizador tentará tornar o arquivo em PDF pesquisável (OCR para documentos PDF digitalizados).
Um documento PDF não pesquisável (sem OCR) é igual a uma foto, não se consegue selecionar o texto e copiar e, principalmente, não é possível indexá-lo. O Otimizador tentará reconhecer os caracteres desse documento, mas nada garante que conseguirá reconhecer 100% do conteúdo (texto), pois dependerá da qualidade do documento original e dos parâmetros de digitalização.
1.5 Assinar digitalmente os documentos convertidos
Se essa opção for habilitada, ao final da otimização do arquivo PDF, será aberto o módulo Assinar Documentos.
Por fim, clique em Converter.
2 Juntar Documentos
Esse módulo tem por função juntar vários arquivos com as extensões pdf, odt, doc, docx, png, jpg, jpeg, em um único arquivo PDF.
Clique em Incluir para selecionar os arquivos ou arraste e solte os arquivos no campo juntar documentos.
Caso apareça a tela abaixo, marque a opção Substituir o arquivo, caso queira que o otimizador não duplique o arquivo.
Após carregar os arquivos, utilize os botões para ordenar a sequência de exibição dos documentos após a junção em um único arquivo.
Os documentos adicionados serão convertidos automaticamente em PDF/A.
No campo Saída, clique em Abrir e informe nome e local onde deseja salvar o documento convertido (documento PDF completo).
Caso queira que o documento convertido seja assinado digitalmente após a junção, selecione a caixa Assinar digitalmente a saída.
Por fim, clique em Juntar PDFs para gerar o arquivo PDF único.
3 Otimizar PDF em Lote
Esse módulo tem por função compactar um ou vários documentos PDFs, diminuindo seus tamanhos, e/ou convertê-lo para uma finalidade desejada.
Clique em Incluir para selecionar os arquivos ou arraste e solte os arquivos no campo juntar documentos.
Obs.: O documento adicionado será convertido automaticamente em PDF/A.
Diferente do módulo otimizar PDF, nesse módulo não é possível tornar um documento em PDF pesquisável.
Nas opções da otimização, selecione os itens de acordo com sua necessidade:
3.1 Nível de Compactação
Defina o nível de compressão/compactação do documento, quanto maior o nível de compactação, menor será o tamanho do arquivo, entretanto, o documento perderá qualidade de resolução.
3.2 Finalidade da Conversão
Essa opção irá dividir o arquivo selecionado em outros menores, dependendo da finalidade do sistema a ser utilizado, como PJE (procura dividir o documento em outros de 3 MB), Proad (procura dividir o documento em outros de 5 MB) ou de sua escolha. Caso não queira dividir o documento, seleciona ‘Não Dividir’.
No campo Saída, se a opção selecionada for salvar os arquivos cada um em uma pasta separada, os arquivos otimizados serão salvos em suas respectivas pastas.
Se a opção selecionada for salvar todos os arquivos no destino informado abaixo, será exibido o campo informe o local onde deseja salvar os arquivos convertidos. Clique em Abrir, e escolha a pasta onde deseja manter os arquivos após a otimização.
Por fim, clique em Otimizar PDFs.
4 Assinar Documentos
Esse módulo tem por função assinar digitalmente documentos PDFs.
Clique em Incluir para selecionar os arquivos ou arraste e solte os arquivos no campo assinar documentos.
Pode-se inserir arquivos com as extensões pdf, odt, doc, docx, png, jpg, jpeg.
Caso apareça a tela abaixo, marque a opção Substituir o arquivo, caso queira que o otimizador não duplique o arquivo.
Após incluir os arquivos, pode aparecer a seguinte mensagem abaixo.
Recomenda-se fazer a instalação de uma das 3 (três) suítes de escritório citadas na mensagem, caso tenha incluído documentos na extensão odt, doc e docx.
Os documentos adicionados serão convertidos automaticamente em PDF/A.
Nas opções de assinatura, marque os itens de acordo com sua necessidade:
4.1 Verificações extras de segurança
Verifica lista de certificados revogados, incluindo-a no (s) documento (s), permitindo uma validação off-line pelo leitor de PDF. Preferencialmente, deixe esse item sempre marcado.
4.2 Não adicionar carimbo de assinatura
Não adiciona imagem de assinatura na horizontal (rodapé do documento PDF).
Para o (s) documento (s) com uma única assinatura, será exibido o nome do autor da assinatura digital, além da data e hora da assinatura. Caso o documento seja assinado digitalmente por várias pessoas, será exibido a informação de múltiplos signatários, além da data e hora do primeiro signatário que assinou digitalmente o documento.
4.3 Permitir assinatura de terceiros
Para que várias pessoas (terceiros) possam assinar digitalmente o documento, o primeiro signatário que for assinar, deve habilitar essa opção.
Caso a pessoa (último signatário) não queira que mais signatários assinem o documento, desabilite essa opção, preservando as assinaturas existentes no documento.
Se o primeiro signatário desmarcar essa opção, só será permitido uma única assinatura no documento, caso outra pessoa tente assinar o documento, a assinatura do primeiro signatário será substituída (excluída).
4.4 Gerar pasta assinados
Cria uma pasta chamada assinado na pasta do primeiro documento incluído, e salva o (s) documento (s) assinado (s) nessa pasta.
Para que o otimizador não insira a palavra assinado no início do arquivo recém assinado, marque essa caixa, dessa forma, será gerado um novo arquivo assinado que será salvo nessa pasta
4.5 Adicionar “Ass.” ao arquivo de origem (ODT)
Adiciona a palavra assinado no início do nome do documento, após a assinatura, apenas em documentos .odt.
Após clicar em Assinar PDFs, será exibido a janela com o (s) certificados pessoais instalados no usuário. Selecione o certificado e depois clique em Escolher.
Será iniciado o processo para que você valide as credenciais de acesso do certificado através de usuário e senha, PIN ou token.
Após inserir as credenciais, o (s) documento (s) será (ão) assinados.
5 Validar Documento Assinado
Esse módulo tem por função a validação da (s) assinatura (s) digital (is) de um documento PDF, além de verificar se o documento está no formato PDF/A, se o certificado foi emitido pela ICP-Brasil, se o certificado está válido atualmente e se a assinatura está integra.
No campo informe o arquivo (arraste ou solte) que você deseja validar, clique em Abrir e selecione o documento no computador.
No campo Detalhes, serão exibidos os nomes das pessoas (signatários) que assinaram o documento selecionado, CPF e data da assinatura digital do documento.
6 Girar Páginas
Esse Módulo tem por função virar uma ou várias páginas (sentido horário ou anti-horário) do documento PDF selecionado.
No campo informe o arquivo que você deseja converter, clique em Abrir e selecione o documento no computador.
O software não rotacionará todas as páginas do PDF automaticamente, sendo necessário navegar até o número da página do PDF, utilizando os botões < ou >, em seguida escolha o sentido desejado.
Após ajustar o sentido da (s) página (s) do arquivo PDF, clique em Salvar.
7 Extrair Grupos de Páginas
Esse módulo tem por função extrair um grupo de páginas específicas de um documento em PDF.
No campo informe o arquivo que você deseja processar, clique em Abrir e selecione o documento no computador.
Após selecionar o documento, será (ão) exibido (s) o número de páginas do documento.
7.1 Dividir em páginas múltiplas
Marque a caixa Páginas múltiplas de N para extrair um grupo múltiplo de N. Ex:
N = 2 (serão extraídas as páginas 2, 4, 6, 8, ..., do documento selecionado);
N = 3 (serão extraídas as páginas 3, 6, 9, 12, ..., do documento selecionado);
Em seguida, informe no campo A partir da página será iniciado a extração das páginas múltiplas de N.
7.2 Dividir a cada N páginas
Caso queira dividir o documento selecionado em vários arquivos, selecione essa opção. Ex:
Se você selecionou um arquivo com 18 páginas e inseriu o número 10 em dividir a cada N páginas, serão gerados 2 (dois) arquivos, sendo 1 arquivo com 10 (dez) páginas e o outro arquivo de 8 (oito) páginas.
7.2 Extração de páginas
Caso queira extrair uma ou várias páginas de sua escolha, insira o (s) número (s) da (s) página (s) do documento em PDF no campo Páginas a serem extraídas. Utilize o hífen (-) para informar o intervalo de início e fim das páginas e/ou utilize o ponto e vírgula (;) para separar o (s) intervalo (s) das páginas. Ex:
1-3;5-6;8 = será extraído as páginas 1,2,3,5,6 e 8.
8;9;10;11;12 = será extraído as páginas de 8 a 12.
Em seguida, no campo informe o local onde deseja salvar o (s) arquivo (s) convertidos (s), clique em Abrir para selecionar o local.
Por fim, clique em Extrair para salvar o (s) intervalo (s) da (s) página (s) escolhida (s).
8 Demais configurações
O otimizador possui o menu Configuração, com algumas opções para escolha ou definição por parte do usuário.
Na tela inicial do programa, clique em configuração.
Será exibida a seguinte tela. Defina as configurações de acordo com a sua necessidade.
8.1 Gerar PDFA-1a (AFD)
Se selecionado, o otimizador definirá todos os arquivos PDF no padrão PDFA-1b, que é um dos requisitos para arquivamento de documentos no AFD (Assentamento Funcional Digital).
8.2 Tamanho Customizado
Se selecionado, o software tentará organizar os arquivos de saída (convertidos) no tamanho informado.
O software não é preciso na definição do tamanho pois isso vai depender das informações das páginas dos arquivos selecionados. Recomenda-se inserir valores menores em relação ao tamanho desejado. Por exemplo:
Caso queira que o software salve arquivos de até 10 MB, na caixa de seleção 'tamanho customizado' insira 9 MB ou 8MB.
8.3 Documento sempre pesquisável
Ao marcar essa caixa, o Otimizador tentará tornar o arquivo em PDF pesquisável (OCR para documentos PDF digitalizados) por padrão.
Texto da Assinatura Digital
Caso queira modificar o texto padrão que é exibido no documento após a assinatura digital, altere o texto contido nesse campo.
Recomenda-se não alterar as variáveis que estão posterior ao símbolo '$'.
Acesso ao Microsoft 365
O Microsoft 365 é um portal/site da suíte de aplicativos para escritório do Microsoft Office disponível de forma online.
Nele é possível ter acesso aos diversos aplicativos do Microsoft Office, como o Word, Excel, PowerPoint, SharePoint, Teams, entre outros.
O plano disponível no portal Microsoft 365 para o Instituto Federal de Mato Grosso não permite que seja feito o download da suíte do Microsoft Office para instalação em computadores. A utilização desses aplicativos é apenas online.
Após definir seu login de e-mail no SUAP, aguarde no mínimo 24 horas que sua conta seja criada na plataforma do Microsoft 365, bem como as permissões necessárias para acesso aos aplicativos.
Acessando o Portal Microsoft 365
Existem duas maneiras de acesso o portal Microsoft 365. Ambas serão descritas neste manual, sendo a primeira a mais rápida e recomendada.
O acesso ao Microsoft 365 está condicionado a autenticação no Google. Dessa forma, em ambos os cenários é necessário fornecer o usuário e senha do e-mail institucional/acadêmico do IFMT. Caso seu acesso seja suspenso no Google, automaticamente terá o mesmo efeito no portal do Microsoft 365.
Através do Google
Caso não esteja logado na sua conta do Google no navegador, Faça login acessando esse Link.
Após estar logado, clique com o mouse em Apps (Localizado no canto superior direito ao lado das iniciais da sua conta no Google). Será aberto a lista de Apps que você tem acesso. Selecione o App Microsoft Office 365.
Após clicar sobre o App, Você será direcionado para o portal do Microsoft 365. Caso apareça a mensagem 'continuar conectado', marque a caixa 'não mostrar isso novamente', e em seguida clique em 'Sim'.
Pronto!, seu acesso foi concluído.
Para visualizar os aplicativos disponíveis, clique no canto superior esquerdo 'Inicializador de aplicativos'.
Através do site Microsoft 365
Acesse o portal Microsoft 365 em https://www.office.com. Em seguida clique em Entrar, conforme a imagem abaixo.
Você será direcionado para a tela de autenticação da Microsoft. Insira o seu e-mail institucional/acadêmico do IFMT. Em seguida, clique em Avançar.
Lembre-se:
- Alunos utilizarão o domínio @estudante.ifmt.edu.br;
- Prestadores de serviço utilizarão o domínio @colaborador.ifmt.edu.br;
- Servidores utilizarão o domínio @ifmt.edu.br.
Após clicar em avançar, você será direcionado para página de autenticação do Google.
Caso esteja acessando sua conta do Microsoft 365 através do mesmo navegador com uma conta de e-mail institucional/acadêmica já logada, não será necessário fazer a autenticação no Google e você será direcionado para a página do Microsoft 365.
Caso esteja conectado em mais de uma conta do Google no navegador, provavelmente poderá receber a seguinte mensagem: Erro: app_not_enabled_for_user. Clique em sair de todas suas contas do Google conectadas no navegador e conecte-se apenas na conta de e-mail institucional/acadêmico.
Pronto!, seu acesso foi concluído.
Para visualizar os aplicativos disponíveis, clique no canto superior esquerdo 'Inicializador de aplicativos'.
A Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação poderá conceder/remover o acesso a alguns aplicativos por questões técnicas ou por limitação da quantidade de licenças disponível no plano.
O acesso ao Portal Microsoft 365 estará condicionado a situação acadêmica dos estudantes e do contrato dos colaboradores. Caso o aluno conclua o curso ou o colaborador tenha o contrato finalizado, poderá perder o acesso aos aplicativos. Dessa forma recomenda-se que arquivos importantes não fiquem salvos no Microsoft 365 pois poderão ter o acesso negado em caso de tentativa de acesso futuro.
Manual de acesso - Periódicos da CAPES via Federação CAFE
Acesso ao serviço
Para acessar o Portal de Periódico da CAPES, digite o endereço http://periodicos.capes.gov.br
Para consultar os periódicos através da autenticação do IFMT, serão necessários os seguintes passos:
Passo 1 : Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES
Na página principal, clique na opção ACESSO CAFE
Figura 1: Página principal do portal de periódico da CAPES.
Passo 2: Informar instituição de ensino
Na tela seguinte, será solicitado ao usuário que informe a sua instituição de ensino da qual faz parte. Para isso, basta preencher o nome desejado :
Figura 2: Seleção de instituição de ensino.
Figura 3: Instituição localizada.
Uma vez localizada a instituição, basta acionar o botão ENVIAR.
Passo 3: Credenciais de acesso
Será exibida uma tela com a logomarca do IFMT e campos para informar o usuário e senha. Os dados de acesso devem ser os mesmos utilizados no sistema SUAP e qualquer servidor e/ou aluno da instituição possui as credenciais para tal.
Usuário: matrícula do servidor/aluno
Senha: a mesma do SUAP
Figura 4: Tela do IFMT para informar usuário e senha
IMPORTANTE!!
Para o primeiro acesso do aluno, basta seguir as orientações contidas em: http://dsti.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/manuais-de-aplicativos-primeiro-acesso-aluno-suap/
Caso o servidor tenha esquecido a senha, basta selecionar na própria página do SUAP (https://suap.ifmt.edu.br) a opção Esqueceu sua senha? e seguir os passos descritos.
Passo 4: Preferências do usuário
Apenas no primeiro acesso serão feitos questionamentos sobre preferências do usuário a respeito da conexão. Basta deixar como está e clicar na opção Accept.
Figura 5: Preferências de conexão
Passo 5: Acesso realizado com sucesso
Se todos os passos anteriores foram feitos com sucesso, o usuário será direcionado para a tela principal do serviço, com destaque para a informação Acesso por:
Figura 6: Destaque para o nome da instituição associado ao portal de periódicos.
Assinatura Eletrônica de Documentos pelo GOV.BR
...Em desenvolvimento... " assinatura eletrônica" , " assinatura digital" , " assinador eletrônico"
Assinatura Eletrônica de Documentos pelo GOV.BR
Data | Versão | Descrição | Autor |
27/01/2021 | 1.0 | Início do Documento | Alexandre Antonio de Carvalho |
1. Introdução
Segundo o sítio do Governo Federal, a assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.
2. Requisitos para Realizar Assinatura de Documentos
O usuário deve criar uma conta na plataforma do GOV.BR. O Governo do Brasil, através da Ciência e Tecnologia pelo programa Inclusão Digital, disponibiliza o seguinte sítio Criar sua conta gov.br para qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Criar sua conta gov.br para seguir para as etapas de assinatura de documentos.
3. Quem pode Utilizar do Serviço de Assinatura de Documentos
Qualquer cidadão com uma conta gov.br prata ou ouro (contas bronze não podem utilizar o serviço).
Para utilizar o serviço da assinatura digital, o solicitante precisa ter uma conta gov.br validada por uma das opções abaixo:
- Reconhecimento facial realizado pelo aplicativo gov.br (baixar aqui);
- Bancos credenciados;
- Certificado digital.
4. Etapas para Assinatura de Documentos
4.1 Acessar Portal de Assinatura Eletrônica
Após acessar o Portal de Assinatura Eletrônica através da autenticação realizada com número de CPF e senha registrado na plataforma GOV.BR, o usuário deve anexar o documento para seguir para a próxima etapa.
Figura 1: Tela inicial do portal de assinatura eletrônica.
4.2 Autenticar na plataforma GOV.BR
Após o procedimento de criar sua conta gov.br, realize a autenticação na plataforma através do número de CPF e senha registrada.
4.3 Adicionar Arquivo que será Assinado
Selecione a opção "Escolher Arquivo" para pesquisar o arquivo no computador e enviar à plataforma gov.br.
Figura 2: Escolher arquivo a ser assinado (documento exemplo).
Nota: Os arquivos devem ter extensão .doc, docx, .pdf ou odt.
4.4 Direcionar local da Assinatura
Após inserir o documento na plataforma, torna-se possível direcionar a localização da assinatura. Ver figura abaixo.
Figura 3: Direcionamento da localização da assinatura do documento.
4.5 Validar Assinatura
Após selecionar a opção usar gov.br na janela de Provedores de Assinatura , deve inserir o código enviado para o celular cadastrado.
Figura 4: Valide sua assinatura através do código enviando ao celular.
4.6 Baixar Documento Assinado
Figura 5: Baixar arquivo assinado.
4.7 Consultar Assinatura do Documento
4.7.1 Consultar Assinatura no Portal de Assinaturas
Acesse o portal de assinaturas e adicione o arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo "Assinado digitalmente por".
4.7.2 Consultar Assinatura pelo Adobe Acrobat Reader
Também é possível consultar assinatura de documentos através do painel de "assinaturas do Acrobat Reader" ou outros leitores de PDF. Por favor, seguir os seguinte passos para esta funcionalidade, disponível no sítio do Governo Digital, acesse aqui.
Nota: Saiba como importar os certificados do GOV.BR no Adober Acrobat Reader.
Nota: O texto do material guião prático disponível aqui, teve como fonte o conteúdo disponível no sítio do Governo do Brasil com o título "Tutorial de Etapas".
5. Material de Apoio
Material disponível pelo sítio do Governo do Brasil:
1. Realizar a Assinatura Eletrônica de Documentos, mais informações aqui.
2. Assinatura Eletrônica do gov.br, mais informações aqui.
3. Criar sua conta gov.br, mais informações aqui.
4. Importar os Certificados do GOV.BR no Adober Acrobat Reader. mais informações aqui.
6. Contatos
Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação – DSTI
1. Sistema de central de serviços SUAP (abertura de chamado Menu: Central de Chamados -> Abrir Chamado): http://suap.ifmt.edu.br
2. Telefone: (65) 3616-4104
3. Contato com área de negócio – Equipe PROPESSOAS: Telefone: (65) 3616-4151
Em desenvolvimento...
Acesso VPN Cliente – IFMT
Para se conectar a VPN Cliente do IFMT, siga os passos:
1 Download do Agent
Acesse o site https://vpn.ifmt.edu.br e informe o usuário (matrícula) e senha do SUAP, em seguida clique no botão LOG IN.
Será exibida a página para download do instalador do Global Protect agent. Selecione o link do programa compatível com o seu sistema operacional.
Se não funcionar a autenticação, insira: ifmt\matricula.
Salve o executável em seu computador.
2 Instalação do Agent no Windows
Localize em seu computador o programa que acabou de fazer download. Dê um duplo clique sobre ele para iniciar a instalação.
Na janela de boas-vindas, clique em Next.
Será exibida a pasta padrão para instalação do agent da VPN, não altere. Em seguida, clique em Next.
Na janela de confirmar da instalação, clique em Next.
Será iniciado o processo de instalação.
Será exibido a janela de controle de conta de usuário. Clique em Sim.
Instalação completa. Clique em Close para fechar a janela de instalação.
2 Configuração do Agent no Windows
Após a instalação, será exibida no canto inferior direito a tela do GlobalProtect. Caso não apareça a janela do GlobalProtect, localize o ícone (forma do globo terrestre) em ícones ocultos.
Na janela de Boas-Vindas do Global Protect, insira o endereço do portal da VPN do IFMT. Digite: vpn.ifmt.edu.br.
Na janela de autenticação 'Sign In', insira seu usuário e senha do SUAP.
Se as credencias forem válidas e o acesso habilitado para seu usuário, a conexão será estabelecida.
Uma vez inserido as credencias de acesso, estes ficaram salvos para acessos futuros.
3 Estabelecendo a conexão da VPN
Localize o ícone do GlobalProtect em 'ícones ocultos' no canto canto inferior direito.
Caso não apareça, verifique se existe o ícone GlobalProtect na área de trabalho. Se existir, execute-o. Caso não tenha o ícone, clique no menu iniciar e localize a pasta Palo Alto Networks e dentro dela GlobalProtect.
Após executar o ícone, será exibido a janela de conexão da VPN. Clique em Connect para estabelecer a conexão.
Se as credencias forem válidas e o acesso habilitado para seu usuário, a conexão será estabelecida.
4 Fechando a conexão da VPN
Para encerrar a conexão VPN, clique sobre o ícone do GlobalProtect, localizado em 'ícones ocultos' no canto canto inferior direito.
Em seguida, clique em Disconnect.
Após o encerramento da conexão VPN, o status será exibido como Not Connected.
5 Instalação no Linux
Para se conectar na VPN utilizando um cliente Linux, deverá ser utilizado o cliente OpenConnect versão 7.08 ou superior, visto que nos testes foi a aplicação que obteve sucesso no estabelecimento do túnel VPN junto a solução GlobalProtect da Palo Alto utilizado pelo IFMT
5.1 Instalação do OpenConnect
Foi utilizado como guia de instalação as orientações contidas em https://github.com/dlenski/openconnect:
$ sudo apt-get install build-essential gettext autoconf automake libproxy-dev libxml2-dev libtool vpnc-scripts pkg-config libgnutls28-dev git
Realizar o download do código e compilar:
$ git clone https://github.com/dlenski/openconnect.git
$ cd openconnect
Entrar como su
$ ./autogen.sh
$ ./configure
$ make O que é isso ?
$ sudo make install && sudo ldconfig
Para garantir que a instalação está de acordo, utilize o comando:
$ openconnect -V
A resposta deve ser uma versão igual ou superior a OpenConnect versão 7.08
Para se conectar ao tunnel após a instalação utilize o comando:
sudo openconnect --protocol=gp vpn.ifmt.edu.br --dump -vvv -u matriculasuap
Será solicitada a senha, utilize a Senhasuap
5.2 Instalação no Ubuntu 20.04 (openconnect)
-> sudo apt install openconnect
Para se conectar ao tunnel após a instalação utilize o comando:
-> sudo openconnect --protocol=gp vpn.ifmt.edu.br -u <matricula>
Reuniões Microsoft Teams
Vídeo manual
Neste vídeo é demonstrado como utilizar a ferramenta Microsoft Teams com o email institucional do IFMT:
Através desta ferramenta é possível realizar reuniões virtuais online com opção de gravação.
Manual de Operação da Rede Wifi IFMT Visitante
Login
Acesse: https://200.129.244.142/webacs/pages/common/login.jsp
(Sistema acessível somente a partir da rede interna do campus/reitoria ou se conectado na VPN Global Protect - https://wiki.ifmt.edu.br/books/diversos-dsti/page/acesso-vpn-cliente-ifmt-cf0)
*Caso apareça uma página de erro durante o primeiro acesso no navegador, de conexão não particular, clicar em avançado e continuar assim mesmo,
Username: Informe o nome do usuário
Password: Informe a senha
Login: Clique no botão login para acessar a página de gerenciamento de usuários.
Tela Inicial
Nessa tela são exibidos todos os usuários cadastrados, e poderão ser realizadas ações como por exemplo: Cadastrar Novo Usuário, Deletar, Consultar e Reativar usuário expirado.
Opção 1: Exibe as opções para Gerenciamento dos Usuários (Ex: Criar Novo Usuário, Pesquisar Usuário)
Opção 2: Exibe a lista com os usuários já cadastrados
Opção 3: Exibe as opções para filtrar os usuários, por status (Ativo, Programado, Expirado, Não Ativo)
Opção 4: Exibe os nomes dos usuários (CPF)
Opção 5: Exibe os status dos usuários. Exemplo: Active (Usuários ativos) e Expired (Usuários com login expirado)
Novo Usuário
Para cadastrar novo usuário, na opção 1 da Tela Inicial, selecione a opção Add Guest User (Adicionar Novo Usuário), clique no botão GO.
User Name: Informe o CPF do usuário a ser cadastrado
Password: Informe a senha do usuário (Padrão: 1º nome em minúsculo + 3 primeiros dígitos do CPF)
Confirm Password: Repita a mesma senha do campo anterior
Save: Clique no botão salvar para cadastrar o usuário
Dados do Usuário
Após confirmar o cadastro, será exibida a tela abaixo, com os dados do usuário cadastrado. Como o nome do usuário e a senha.
Guest Users: Utilizado para voltar a tela inicial, com a lista dos usuários cadastrados
Add Another User: Botão utilizado para cadastrar outro usuário na sequência
Usuário já cadastrado
Caso ao finalizar o cadastro seja emitida a mensagem abaixo, significa que o usuário já foi cadastrado, seguir os passos a seguir.
Reativar Usuário
Caso o usuário já esteja cadastrado, localize o mesmo na Tela Inicial para poder reativar o usuário ou consultar a senha.
NaTela Principal Opção 1, selecione a opção Search Guest User e clique no botão GO. Em seguida, informe o CPF do usuário para localização e clique no botão GO.
Serão exibidos os resultados para o CPF informado.
Para Usuários com status Active (Ativo): clique no CPF do usuário para visualizar suas informações.
Para Usuários com status Expired (Expirado): clique no CPF do usuário pra visualizar suas informações e na tela a seguir, clique no botão Save (Salvar) para tornar o usuário ativo novamente.
Para sair da tela sem alterar os dados do usuário, clique no botão Cancel ou na opção Guest Users para retornar à Tela Inicial.
Tutorial - Realizando seu backup
No vídeo abaixo fizemos um tutorial passo a passo de como realizar o seu backup nas máquinas Reitoria.
Opções reuniões/Conferências
Conferencia com Zoom - IFMT:
Conferencia com Mconf RNP - IFMT:
Conferencia com Hangout - IFMT:
Gerando ISO do SuapTerminal
Como fazer:
- Acesse a máquina com privilégios de root (entre com "su").
- Pare o firewall da máquina ("/etc/init.d/ifrn-fw.sh stop").
- Caso deseje fazer alterações na aplicação SuapTerminal (localizada em "/opt/SuapTerminal"), copie os arquivos alterados dentro desta pasta antes de continuar.
- Vá até a pasta dos arquivos do remastersys ("cd /home/remastersys/remastersys/").
- Liste os arquivos para identificar a presença de arquivos .iso e .md5 que devem ser removidos ("ls").
- Remova arquivos .iso ("rm arquivo.iso").
- Remova arquivos .md5 ("rm arquivo.md5").
- Entre na pasta raiz do remastersys ("cd /home/remastersys/").
- Execute a aplicação do remastersys ("remastersys-gtk").
- Na janela aberta, selecione a aba "Settings" e altere o campo "Filename" para o nome do campus desejado.
- Selecione a aba "Actions" e clique no botão "Backup".
- Clique em "OK" na janela que surgir.
- O arquivo ISO gerado estará na pasta "/home/remastersys/remastersys/", basta copiar para o computador com o Winscp.
Nota: você pode fazer isso tanto em uma máquina quente quanto em uma máquina virtual.
Backup OneDrive
Para fazer download dos arquivos salvos no OneDrive vinculado à conta institucional do IFMT, siga os seguintes passos:
Acesse: https://www.office.com
Na tela de autenticação da Microsoft, insira seu e-mail institucional e clique em Avançar:
Servidor: xxxxx@ifmt.edu.br
Colaborador: xxxxx@colaborador.ifmt.edu.br
Aluno: xxxxx@estudante.ifmt.edu.br
Nesse momento você será direcionado para a autenticação do Google.
Esse processo é necessário pois a conta de e-mail institucional é vinculado ao Google.
Na tela de autenticação do Google, insira novamente seu e-mail institucional
Em seguida insira sua senha.
A senha do e-mail é a mesma do SUAP.
Após a autenticação, clique em Sim para continuar o processo de acesso ao office 365.
Na tela de boas-vindas do Microsoft 365, clique no canto superior esquerdo 'Inicializador de aplicativo'
Em seguida, clique em ícone do OneDrive
Será aberto uma nova aba no seu navegador com o acesso a seu OneDrive. Em seguida clique no menu Meus Arquivos.
Na tela principal dos 'Meus Arquivos', será exibidos os arquivos salvos do OneDrive.
Clique na seleção de todos os itens.
Em seguida clique em Baixar
Selecione o local em seu dispositivo para que os arquivos sejam salvos.
Esse processo pode demorar a depender da quantidade de arquivos e velocidade do link da sua internet
Modelo de Página
Objetivo:
Caminho:
Título
Conteúdo
Informação de Sucesso da Ação Realizada.